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Secretaria Municipal de Educação


A informática vem adquirindo cada vez mais abrangência no cenário educacional, esse fator é muito importante no nosso cotidiano. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
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A informática educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com este mundo informatizado, sendo mais um recurso para haver uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.
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Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio de uma máquina.
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Por isso é importante que o educador compreenda o uso do computador de maneira ampla, assumindo uma postura multidisciplinar de integração de conteúdos e das disciplinas ampliando a abrangência do conhecimento que pode ser adquirido pelo aluno.
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Segundo o PCN, a tecnologia deve ser usada na escola para ampliar as opções didáticas do educador, com o objetivo de criar ambientes de ensino e aprendizagem que favoreçam a postura crítica, a curiosidade, a observação e principalmente a autonomia do aluno.
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O educador continua sendo quem planeja e desenvolve as situações de ensino a partir do conhecimento que possuem e dos processos de aprendizagem, desta vez utilizando a ferramenta tecnológica como mais um recurso para ensinar e aprender. Ele é responsável pelos processos que desencadeia para promover a construção de conhecimentos, e nesse sentido é insubstituível.
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A tecnologia deve ser utilizada como recurso para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, não somente para ensinar programas de informática, pois o objetivo não é formar técnicos em informática.
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O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham significados e façam do laboratório uma extensão da sala de aula, um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
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É preciso que a escola mobilize seu corpo docente sobre a importância da informática educacional. Mobilizar o professor significa mudança de paradigmas, acreditar que a tecnologia é sua aliada na construção da sua prática, isto não o tornará um especialista na área, mas é preciso criar condições e querer se apropriar deste conhecimento, para saber usá-lo adequadamente em seu dia a dia com o aluno. Mesmo diante desta nova realidade e do avanço da informática, o professor deve repensar sobre sua prática, utilizando a tecnologia ao seu favor.
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O importante é que o professor se sinta como uma peça participativa do processo, seja parte integrante da construção deste novo conhecimento, se atualizando constantemente e criando novas estratégias de aprendizagem e enfrentando estes novos desafios.
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Fonte: Planeta Educação
Por Maiara Barbosa Monteiro da Silva
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Os alunos do 6º ano “C” da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Barra promoveram esta semana um trabalho empolgante: a construção de um vulcão. O trabalho teve a finalidade de esboçar os conteúdos sobre vulcanismo.
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Para isso, foram utilizados materiais simples como: argila, corante, vinagre, detergente e fermento. Todo o trabalho teve a orientação do Professor de Ciências Marcílio Ramalho.
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Os alunos criaram os próprios vulcões e em seguida realizaram as experiências. O objetivo seria mostrar como o fenômeno ocorre na natureza. Quando o vinagre é misturado ao fermento acontece uma reação, produzindo um gás. É o gás carbônico que empurra a larva para fora da Terra. Os outros ingredientes ajudaram a dar forma à mistura.
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Estão de parabéns os alunos pela belíssima experiência e, principalmente, o Professor Marcílio Ramalho pelo apoio e incentivo a este projeto.
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Um estudo apresentado em uma conferência de psicologia nos Estados Unidos afirma que os super-heróis de filmes da atualidade influenciam negativamente os meninos. Segundo a pesquisa, apresentada em um encontro da Associação Americana de Psicologia, esses super-heróis promovem um estereótipo violento e de "machão".
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Eles seriam diferentes dos de antigamente, pois não apresentariam um lado mais vulnerável e humano.
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O estudo afirma que a única figura masculina alternativa de super-herói da atualidade é a do "preguiçoso", que evita assumir responsabilidades.
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Super-homem e Homem de Ferro
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A pesquisadora Sharon Lamb, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, fez um estudo com 674 meninos de quatro a 18 anos de idade para descobrir o que eles veem na TV e no cinema. Com sua equipe, ela analisou o impacto que os principais modelos de comportamento masculinos têm nos garotos.
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"Há uma grande diferença entre os super-heróis de hoje e os heróis de gibis do passado", afirma Lamb. A pesquisadora diz que, nos personagens do passado, os meninos podiam perceber que – sem roupa de super-herói – eles eram "pessoas normais com problemas normais e muitas fraquezas". Seria o caso do Super-Homem e o Lanterna Verde, que têm identidades secretas, com carreiras e que, segundo a pesquisadora, foram criados como reação ao fascismo e para lutar por justiça social.
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"O super-herói de hoje é como um herói de ação que pratica violência sem parar. Ele é agressivo, sarcástico e raramente fala sobre as virtudes de se fazer o bem para a humanidade”, disse Lamb, segundo artigo no jornal britânico The Guardian.
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“Esses homens, como é o caso do Homem de Ferro, exploram as mulheres, exibem joias e demonstram sua masculinidade com armas poderosas", afirmou, se referindo a um herói que foi sucesso de bilheteria com um filme neste ano.
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Apesar de ter surgido nos quadrinhos em 1963, o Homem de Ferro interpretado por Robert Downey Jr. no cinema corresponderia ao perfil descrito pela cientista.
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Preguiçoso
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A alternativa a esse super-herói agressivo da atualidade seria o preguiçoso. "Preguiçosos são engraçados, mas preguiçosos não são o que os meninos deveriam querer ser. Eles não gostam da escola e evitam responsabilidades", afirma Lamb.
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Um outro estudo, da Universidade do Arizona, também apresentado na conferência, afirma que a capacidade dos meninos de evitarem estereótipos masculinos diminui quando eles entram na adolescência.
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Segundo o professor Carlos Santos, que fez a pesquisa com 426 meninos, "ajudar os meninos a resistir a esse tipo de comportamento o mais cedo possível parece ser um passo vital para se melhorar a saúde e qualidade das suas relações sociais".
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Fonte: Uol Educação
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Vale salientar que além desses citados no estudo, podemos perceber vários outros personagens de desenho animado que incentivam as crianças a praticarem a violência. Cabe à nós educadores/pais dar o incentivo à prática de atividades saudáveis (andar de bicicleta, brincar, jogar bola, nadar, ler gibis, etc.) que proporcionem às crianças vivenciarem de fato as maravilhas da infância. Os pais devem observar o teor do conteúdo apresentado nos desenhos que prendem tanto a atenção dos seus filhos, e até que ponto o mesmo pode influenciar na formação deles.

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projetocidadebaixaviva.blogspot.com
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Parabéns aos Blogueiros do município de Felipe Guerra pela belíssima ação de Cidadania e respeito ao nosso Patrimônio Público. Que sirva de exemplo aos cidadãos felipenses e incentivo ao Poder Público para a restauração e conservação do nosso Patrimônio Histórico e Cultural.
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Queremos parabenizar a Escola Estadual Antonio Francisco aqui de nossa cidade, pela primeira colocação na I Gincana Cultural da Juventude realizada neste dia 13 de agosto na cidade de APODI. O evento, que foi uma organização da Subsecretaria da Juventude e da 13ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto, tinha como tema "Sou Potiguar," e contou com a participação de nove (9) escolas do médio alto oeste.
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Os alunos participaram de tarefas como: Atividades esportivas; Apresentação cultural sobre o tema da gincana; Soletrando; Show de conhecimentos; Stand com materiais reciclados; Memorial da escola; 10 melhores fotos da comunidade; Projeto de preservação ambiental; Paródia; Show de calouros; Melhor grupo de dança; e Concurso de Miss e Mister Estudantil.
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Parabéns a todos que participaram deste evento Direção, professores e alunos e muito obrigada por trazer o título para o nosso município.
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Fonte: Blog Maria Bernadete Pinto
Imagens: Felipe Guerra Info
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A partir desta segunda-feira, 16, trabalhadores que desejam obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias, sem que tenham necessariamente recebido educação formal, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. O foco da iniciativa está em trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação.
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Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro.
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O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.
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“O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, explicou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
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O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades.
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Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.
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Assessoria de Imprensa da Setec

Mais informações na página do programa ou pelo fone 0800-616161
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Portal do MEC
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As primeiras etapas da seleção de textos dos estudantes que participam da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vencem neste mês e no começo de setembro. Eles representam cerca de 60 mil escolas públicas da educação básica inscritas na competição.
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A produção de textos nas salas de aula e a seleção nas escolas devem acontecer até 16 de agosto. Nessa fase, cabe à comissão julgadora escolar selecionar um texto por categoria – poesia, memória, crônica e artigo de opinião. Até 3 de setembro, a produção literária da escola deve ser enviada para a comissão municipal, instância que avalia os materiais da sua rede e seleciona até 15 textos para a etapa estadual.
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Independente do número de municípios que o estado tiver, ele pode selecionar até 500 textos para a fase regional. O calendário estadual será concluído até 22 de outubro; de 1º a 19 de novembro acontecem os cinco encontros regionais; e em 29 de novembro será o anúncio dos vencedores e a premiação.
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A Olimpíada de Língua Portuguesa conta este ano com a participação de 239 mil professores de escolas públicas da educação básica. Educadores e escolas representam as 27 unidades da Federação e 5.488 municípios (do total de 5.565). O lugar onde vivo é o tema que orienta os trabalhos de alunos e professores nos gêneros literários definidos pelos promotores do concurso.
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Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental vão trabalhar a poesia; sétimo e oitavo ano, memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.
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Na página eletrônica da olimpíada, escolas e professores encontram o calendário com as cinco etapas do concurso, a premiação e telefones de contato. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
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Por Ionice Lorenzoni
Portal do Mec
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Recados para Orkut



Se você estuda, hoje é o seu dia! PARABÉNS pra você!
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Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas novas vamos falar um pouco da origem desse dia.
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Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?
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No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
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Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
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Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
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Oração do Estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.

Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.

Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.

Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.

A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias:

o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios,

e também alguns programas de TV .

Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.

Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.

Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.

Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.
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Parabéns a todos os Estudantes!

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Dados pessoais dos inscritos como RG e CPF vazaram do site do Inep. Ano passado, exame teve de ser remarcado após furto.

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Desde que se tornou uma das principais formas de acesso às universidades federais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresenta um histórico de problemas. O furto da prova e a divulgação do gabarito errado no passado, e o vazamento de dados sigilosos dos alunos descoberto nesta terça-feira (3) abalam a credibilidade do exame, segundo os estudantes.
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O diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, disse que o vazamento de dados pessoais dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais um absurdo envolvendo a prova.
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“O temor é que a ideia de um sistema unificado de seleção para as universidades federais e até as estaduais caia no descrédito, porque é tanta trapalhada envolvendo esta instituição”, afirmou.
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Segundo Tasinafo, os problemas criam desconfiança com relação ao Enem. “Se meus dados, que são sigilosos, inclusive de documentos pessoais, como CPF e RG, vazam, quem me garante que a minha prova foi corrigida adequadamente, sobretudo, a prova de redação, que a gente não tem acesso e não sabe como são atribuídas as notas”, disse.
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O presidente do Inep, José Joaquim Soares Neto, disse que é possível rastrear a origem do vazamento, já que o sistema só era acessado por meio de senha. “Primeiramente, nós vamos fazer esse rastreamento, e eu quero saber a dimensão do problema”, afirmou. No total, 231 instituições tinham acesso às informações. Os dados estão inacessíveis por tempo indeterminado.

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Veja toda a matéria no G1 vestibular e Educação

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Fonte: Portal G1

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A licitação para escolher a gráfica que vai imprimir as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 foi suspensa por decisão judicial. A Gráfica Plural, que apresentou o melhor preço no pregão eletrônico, foi inabilitada pelo MEC (Ministério da Educação) e por isso recorreu à Justiça Federal em Brasília, que suspendeu o processo.
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A Gráfica Plural foi responsável pela impressão do exame no ano passado. Foi de lá que os cadernos de prova foram roubados às vésperas da aplicação do Enem, causando o adiamento da prova. O MEC afirmou que a empresa não atende aos critérios de segurança exigidos no edital de 2010.
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A Justiça solicitou informações ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sobre a licitação. O órgão informou, em nota, que deve encaminhar os esclarecimentos nos "próximos dias". O instituto disse ainda que a suspensão do processo não atrasa o cronograma para a realização da prova, que "está sendo cumprido".
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Mais de 4,6 milhões de candidatos se inscreveram para participar do Enem 2010. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.
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Fonte: Diário do Grande ABC
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O número de inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou novo recorde este ano, com 4,6 milhões de estudantes, informou ontem o Ministério da Educação. Todas as 59 universidades federais vão utilizar a nota da prova em seus processos seletivos para 2011, de formas variadas.
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O recorde anterior de inscritos havia sido registrado no ano passado, quando a prova passou a ser utilizada nos processos seletivos das universidades federais. Cerca de 4,1 milhões se inscreveram para o exame em 2009, mas com o vazamento e o consequente adiamento da prova, a abstenção foi superior a 30%.
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Este ano, a adesão cresceu também em relação às instituições que usarão a nota do Enem. No ano passado, 26 federais entraram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do exame. Agora, em pelo menos 35 universidades o Enem será a única forma de seleção, substituindo o vestibular tradicional, seja para todos os cursos ou para parte das vagas.
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De acordo com o MEC, há ainda 11 universidades federais que aderiram ao Enem, mas não definiram como utilizarão o resultado em seus processos seletivos.
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Fonte: Estadão.com
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Em visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para conhecer o programa brasileiro de alimentação escolar, na manhã desta segunda-feira, 09/08, uma comitiva do governo peruano informou que pretende fechar um acordo de cooperação técnica com o Brasil. “Ao conhecer a realidade brasileira, poderemos fazer mudanças para melhorar nosso próprio programa”, disse Marin Ochoa, chefe da delegação do Peru e coordenador de cooperação internacional do Programa Nacional de Assistência Alimentar (Pronaa).
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“Para que um programa de alimentação escolar realmente funcione, é importante que seja um programa de estado, e não de governo, com continuidade e com arcabouço legal”, afirmou o presidente do FNDE, Daniel Balaban, ao receber a comitiva.
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Nos próximos dias, os peruanos vão conhecer detalhadamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visitar escolas e creches em Brasília e Formosa (GO), para ver de perto seu funcionamento. Além disso, vão se reunir com órgãos parceiros do FNDE na merenda escolar, como os ministérios do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
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Modelo - Referência internacional na área, o programa brasileiro atua há 55 anos e atende 47 milhões de alunos da educação básica. O programa também tem papel fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar, pois 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a merenda têm de ser investidos na compra de produtos desse setor – algo em torno de R$ 900 milhões em 2010. Hoje, 13 países mantêm acordos de cooperação técnica com o FNDE em torno da alimentação escolar, como Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, Colômbia e Suriname.
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Muito bom saber que programas elaborados e desenvolvidos no nosso País está servindo de exemplo internacionalmente, resta-nos agora usufruir dos benefícios que eles nos trazem e agir juntamente com os "responsáveis diretos" para que não fique interessante só no papel, mas no seu funcionamento no dia-a-dia das escolas brasileiras.
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Fonte: Portal FNDE e
Assessoria de Comunicação Social Mec
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Começam neste mês os cursos online para a criação de planos de leitura
Autor: Ministério da Cultura

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Municípios que participaram dos fóruns nacional ou regionais podem se capacitar, via Internet, para planejar a elaboração de planos de livro e leitura
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O primeiro curso online do projeto Mais Livro, Mais Leitura nos estados e municípios começou na última segunda-feira, 9 de agosto. Na modalidade de ensino à distância, o treinamento prevê a capacitação de gestores municipais para a elaboração de planos locais, assim como o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), instituído em 2006 pelos Ministérios da Cultura e da Educação.
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A primeira turma é formada por gestores de localidades que participaram do Fórum Nacional ou de Fóruns Regionais de discussões sobre a instituição dos Planos Estadual (PELL) e Municipal de Livro e Leitura (PMLL). A partir de setembro, cidades cadastradas no portal do PNLL (http://www.pnll.gov.br/) receberão informações sobre a abertura de novas turmas.
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A capacitação tem cinco módulos, com previsão de 10 semanas, totalizando cinco horas por semana. Os gestores podem fazer o curso no horário que escolher, mas ao fim de duas semanas precisam ter completado o módulo para seguir para o próximo. O curso fornece o passo a passo para a elaboração do plano local, contemplando a elaboração do diagnóstico da realidade, a formação do grupo de trabalho, a definição de metas, objetivos e a construção de um plano de trabalho.
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Há ainda um fórum de discussão, em que os participantes podem compartilhar experiências. A proposta do trabalho é que, ao final do curso, a prefeitura ou estado tenha um esboço do que será seu plano, pois ao longo da capacitação pode ir realizando, junto com a sociedade civil, o planejamento indicado.
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O projeto Mais Livro, Mais Leitura nos estados e municípios é uma parceira do PNLL com o Instituto Pró-Livro.
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Fonte: Undime
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Autor: Undime, com informações do Observatório da Educação
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Em entrevista ao Observatório da Educação, Roberto Jamil Cury, professor da UFMG e da PUC de Minas Gerais falou sobre as propostas dos candidatos à Presidência da República para a educação. Segundo o especialista, as propostas são genéricas e não dizem, por exemplo, como fazer com que a Emenda Constitucional nº 59, que estabelece a obrigatoriedade do ensino dos quatro aos dezessete anos seja cumprida. Cury também falou da importância da continuidade de algumas políticas.
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Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui.
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Fonte: Undime
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A deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) apresentou nesta quarta-feira, (04/08), proposta que estabelece que o governo deverá ampliar a jornada escolar para no mínimo sete horas diárias, de forma progressiva, até 2020. A medida valerá para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
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O texto, que altera a Constituição Federal, é um Substitutivo (espécie de emenda) que altera a proposta em seu conjunto, substancial ou formalmente. Recebe esse nome porque substitui o projeto. O substitutivo é apresentado pelo relator e tem preferência na votação, mas pode ser rejeitado em favor do projeto original. às propostas sobre jornada escolar que tramitam na Câmara (PEC 134/07 e apensados - Tramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.).
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Todas elas estão sendo analisadas desde abril de 2009 por uma comissão especial (Comissão temporária), criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto dedicada ao tema. A votação do texto apresentado hoje no colegiado está prevista para a primeira semana de setembro. Após essa etapa, a proposta segue para análise do Plenário.
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"A educação integral é uma estratégia importante para assegurar o aprendizado dos alunos e, por consequencia, melhorar os índices educacionais brasileiros", defendeu Raquel Teixeira, que é relatora das propostas na comissão especial.
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O texto também prevê atividades opcionais extraclasse, após as sete horas diárias mínimas - nesse caso, as famílias e os próprios estudantes deverão decidir se querem ou não participar.
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Clique Aqui para ver o restante da matéria com a Ampliação progressiva e a Responsabilidade de agentes públicos.
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Fonte: Undime
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Inscrições abertas até 11 de agosto. Conheça a Olimpíada Nacional em História do Brasil
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Enfrentar o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais. Este é o objetivo da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. As inscrições vão de 1º de junho a 11 de agosto.
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Os participantes da Olimpíada devem se organizar em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados por um professor de história. Os estudantes podem ser do ensino regular, ensino profissionalizante ou Educação de Jovens e Adultos.
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Serão cinco fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na Unicamp. A Olimpíada será iniciada em 19 de agosto e a final presencial ocorre em 23 e 24 de outubro. Todos os premiados (estudantes e professores participantes) ganharão medalhas de ouro, prata e bronze. As bibliotecas de escolas das equipes colocadas nos primeiros lugares receberão doações para seus acervos, incluindo uma assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional, de duração de um ano.
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A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2009 e contou com aproximadamente 16 mil inscritos.
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Conheça a Olimpíada Nacional em História do Brasil.
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Fonte: Undime Nacional
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Os candidatos a vagas em instituições particulares de educação superior já podem consultar, pela internet, o resultado da quinta chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir desta sexta-feira, 6, até segunda feira, 9, os pré-selecionados devem ir à instituição de ensino na qual se inscreveram para comprovar as informações previamente prestadas.
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Encerrado o período de comprovação, caso ainda haja oferta de bolsas de estudos, será feita mais uma convocação de pré-selecionados, prevista para o dia 12 próximo.
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Para confirmar a pré-seleção, o candidato deve consultar a página eletrônica do ProUni e informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A relação de documentos a serem apresentados está na mesma página eletrônica e também nas secretarias das instituições de ensino indicadas pelos candidatos.
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Fonte: Portal do MEC
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Neste dia 7 de agosto o Rio Grande do Norte comemora mais um ano de história. Serão 506 anos de história e, para que essa importante data não passe mais uma vez em branco, sem nenhuma festividade, será realizada hoje, 06/08, uma grande solenidade cívico-cultural. A comemoração será no Centro de Convenções de Natal e reunirá centenas de pessoas, entre autoridades, lideranças políticas e empresariais, entidades de classes e representativas da sociedade potiguar, intelectuais e formadores de opinião.
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“O evento tem o objetivo de difundir o conhecimento desse importante fato histórico junto aos norte-rio-grandenses, contribuindo com o aumento da auto-estima e orgulho da população em saber que, legalmente, o Brasil nasceu em solo potiguar”, disse o historiador Marcus César Cavalcanti, que juntamente com o presidente do IHG/RN, Enélio Petrovick, são os idealizadores da grande comemoração que promete se consolidar no calendário cultural do Estado.
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Fonte: Natalpress.com
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A PGR (Procuradoria Geral da República) entrou nesta quinta-feira com ação para acabar com o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Na ação apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal), a procuradora Deborah Duprat defende que o Estado é laico e, portanto, não deve oferecer ensino religioso nas escolas públicas.
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Para a procuradora, o ensino religioso trás "prejuízo das visões ateístas, agnósticas ou de religiões com menor poder".
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A PGR, contudo, admite o estudo das religiões desde que seja sob a perspectiva histórica e comandada por professores, "sem qualquer tomada de partido" e sem a participação de pessoas vinculadas a igrejas.
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O texto prevê "o ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, nas escolas públicas de ensino fundamental".
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Não há previsão para data do julgamento. O relator é o ministro Ayres Britto, que se define como um "espiritualista".
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Veja matéria completa na Folha.com
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O novo PNE (Plano Nacional de Educação) para os próximos dez anos traz pouco mais de 25 metas a serem cumpridas até 2020. A informação é do membro do conselho do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos – que participa, também, do Conselho Nacional de Educação. O atual plano, que deixa de valer no final deste ano, tem 295 metas.
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O próximo PNE, que valerá entre 2011 e 2020, deve seguir para o Congresso Nacional em até duas semanas, após ser concluído pelo Ministério da Educação. A redução de metas foi uma das diretrizes apontadas pela última Conae (Conferência Nacional de Educação), realizada em Brasília em março deste ano.
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Segundo Ramos, um número excessivo de metas torna impraticável o cumprimento de todas. “Nem metade delas [das atuais] tem indicador para traduzi-las”, diz. A redução de metas, no entanto, não significa necessariamente que haverá um corte, mas sim que elas devem vir mais condensadas. O novo PNE não deve ter mais do que 30 metas.
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Para especialistas, o atual PNE fracassou, já que poucas das atuais metas foram efetivamente cumpridas nos últimos dez anos. Entre as que foram atingidas, estão a criação do ensino fundamental de nove anos e a ampliação das estratégias de avaliação da educação básica. Não se cumpriu, por exemplo, a meta de expansão da educação de jovens e adultos e a redução da repetência e do abandono escolar.
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Fonte: Uol Educação
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Os termos de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) feitos por 1.685 entidades devem ser regularizados com urgência. Caso contrário, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas federais que estão com o documento em diligência podem ter problemas para receber os livros didáticos que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) encaminha todos os anos às escolas públicas do país.
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As principais falhas identificadas pelos técnicos do FNDE são: a assinatura que consta no termo de adesão não confere com a da cópia do documento de identificação enviado; o gestor não enviou a cópia do documento; envio de termo diferente do original.
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No portal eletrônico do FNDE, em Consulta e emissão de termo de adesão ao PNLD, os gestores públicos podem conferir qual é a pendência referente ao seu estado, município ou escola federal e providenciar a regularização.
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Regra – A nova regra que determina a adesão ao programa do livro didático como pré-requisito para o recebimento das obras passou a valer este ano. O objetivo é garantir maior controle na distribuição dos exemplares às escolas. As escolas federais, as prefeituras e as secretarias estaduais de educação tiveram até 30 de junho para enviar o termo assinado ao FNDE. No total, 95,5% das entidades aderiram ao programa.
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Assessoria de Comunicação Social
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Fonte: Portal do MEC
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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) depositou, entre os dias 8 e 14 de julho, R$ 156.320.028,64 nas contas correntes dos caixas escolares, conselhos escolares ou similares das escolas públicas cadastradas no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em sua maioria, as escolas contempladas são de ensino infantil ou oferecem o ensino integral.
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Para participar e receber recurso desse programa e atualizar dados cadastrais, é necessário que as escolas públicas e os municípios, os estados e o Distrito Federal façam sua adesão ao programa via sistema de habilitação (PDDEweb), disponível no portal www.fnde.gov.br. A adesão e a atualização cadastral só podem ser feitas por meio eletrônico e o prazo para a primeira opção vai até 29 de outubro.
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Este ano, o FNDE dispõe de R$ 1,4 bilhão a ser investido nas escolas. Criado em 1995, o PDDE teve sua atuação ampliada ao longo dos últimos quinze anos.
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Até 2008, contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. Com a edição da Medida Provisória nº 455, de 28 de janeiro de 2009 (transformada posteriormente na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009), foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e de educação infantil.
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Atualmente, além de disponibilizar recursos para as escolas públicas do ensino básico realizarem pequenos reparos e manterem sua infraestrutura, promove a acessibilidade, financia a educação integral, o funcionamento das escolas nos fins de semana e a reforma, ampliação e construção de cobertura de quadras esportivas em escolas participantes do programa Mais Educação.
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Confira no site do FNDE a liberação de recursos o valor transferido para seu Caixa Escolar.
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Fonte: Portal FNDE
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Queridos professores, estamos enfrentando tempos difíceis. Jovens cada dia mais dispersos, pais cada dia mais ausentes. Sem falar nas tantas vezes que vocês passam despercebidos na sociedade, mesmo sendo uma das profissões mais importantes.
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Mas que honra vocês têm de serem artesãos da personalidade de inúmeras crianças, apesar das dificuldades que enfrentam. Educar é doar-se àqueles que pouco têm, para que um dia eles possam se doar a outros.
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Não desistam dos seus alunos, não desistam da nossa sociedade. Não desistam de vocês! Nós precisamos da sua inteligência e sensibilidade para construirmos um mundo melhor!
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Algumas dicas para prevenir o adoecimento psíquico:
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◦Espere menos das pessoas que você considera.
◦Apenas os amigos nos frustram.
◦Perdoar nos liberta.
◦Seja bom com os outros, mas não se esqueça de ser com você mesmo.
◦O mundo pode esquecer o seu valor, mas nunca você pode esquecer-lhe.
◦Você é uma estrela no espetáculo da existência!
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Por Camila Cury em Aprendendo com Augusto Cury
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