Peru conhece Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE

Em visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para conhecer o programa brasileiro de alimentação escolar, na manhã desta segunda-feira, 09/08, uma comitiva do governo peruano informou que pretende fechar um acordo de cooperação técnica com o Brasil. “Ao conhecer a realidade brasileira, poderemos fazer mudanças para melhorar nosso próprio programa”, disse Marin Ochoa, chefe da delegação do Peru e coordenador de cooperação internacional do Programa Nacional de Assistência Alimentar (Pronaa).
.
“Para que um programa de alimentação escolar realmente funcione, é importante que seja um programa de estado, e não de governo, com continuidade e com arcabouço legal”, afirmou o presidente do FNDE, Daniel Balaban, ao receber a comitiva.
.
Nos próximos dias, os peruanos vão conhecer detalhadamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visitar escolas e creches em Brasília e Formosa (GO), para ver de perto seu funcionamento. Além disso, vão se reunir com órgãos parceiros do FNDE na merenda escolar, como os ministérios do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
.
Modelo - Referência internacional na área, o programa brasileiro atua há 55 anos e atende 47 milhões de alunos da educação básica. O programa também tem papel fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar, pois 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a merenda têm de ser investidos na compra de produtos desse setor – algo em torno de R$ 900 milhões em 2010. Hoje, 13 países mantêm acordos de cooperação técnica com o FNDE em torno da alimentação escolar, como Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, Colômbia e Suriname.
.
.
Muito bom saber que programas elaborados e desenvolvidos no nosso País está servindo de exemplo internacionalmente, resta-nos agora usufruir dos benefícios que eles nos trazem e agir juntamente com os "responsáveis diretos" para que não fique interessante só no papel, mas no seu funcionamento no dia-a-dia das escolas brasileiras.
.
Fonte: Portal FNDE e
Assessoria de Comunicação Social Mec
.

Mais Postagens

0 comentários