Novo Plano Nacional de Educação deve ter pouco mais de 25 metas - atual tem 295

O novo PNE (Plano Nacional de Educação) para os próximos dez anos traz pouco mais de 25 metas a serem cumpridas até 2020. A informação é do membro do conselho do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos – que participa, também, do Conselho Nacional de Educação. O atual plano, que deixa de valer no final deste ano, tem 295 metas.
.
O próximo PNE, que valerá entre 2011 e 2020, deve seguir para o Congresso Nacional em até duas semanas, após ser concluído pelo Ministério da Educação. A redução de metas foi uma das diretrizes apontadas pela última Conae (Conferência Nacional de Educação), realizada em Brasília em março deste ano.
.
Segundo Ramos, um número excessivo de metas torna impraticável o cumprimento de todas. “Nem metade delas [das atuais] tem indicador para traduzi-las”, diz. A redução de metas, no entanto, não significa necessariamente que haverá um corte, mas sim que elas devem vir mais condensadas. O novo PNE não deve ter mais do que 30 metas.
.
Para especialistas, o atual PNE fracassou, já que poucas das atuais metas foram efetivamente cumpridas nos últimos dez anos. Entre as que foram atingidas, estão a criação do ensino fundamental de nove anos e a ampliação das estratégias de avaliação da educação básica. Não se cumpriu, por exemplo, a meta de expansão da educação de jovens e adultos e a redução da repetência e do abandono escolar.
.
Fonte: Uol Educação
.

Mais Postagens

1 comentários

  1. O Abandono muitas vezes é consequência da reprovação.Reprovamos nossos alunos e nunca procuramos saber por que ele não gosta daquela aula ou daquela disciplina ou porque não gosta da escola,simplismente retemos o aluno na série e continuamos dando o mesmo tratamento ano após ano.Já li biografia de vários autores que por vezes foram reprovados pelos professores de Língua Portuguêsa.Esses conseguiram dar a volta por cima.E nossos alunos conseguirão?

    ResponderExcluir