Projeto Construindo a Nação 2011
O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.
Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 apoiado pela Sony Brasil cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.
A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen, pelo CONSED - Conselho de Secretários de Educação e Anhanguera Educacional.
O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.
Saiba mais sobre o Projeto Construindo a nação:
Com o objetivo de estimular as escolas públicas e privadas do Educação Infantil,Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e adultos) a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania, instituiu o Prêmio “Construindo a Nação”.
A realização desta edição do Prêmio é uma ação conjunta do Instituto da Cidadania Brasil e da Confederação Nacional da Industria – Conselho Permanente de Responsabilidade Social e Serviço Social da Industria – Nacional.
Das inscrições
Toda e qualquer escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) legalmente constituída poderá participar desta premiação;
O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a cidadania é a participação dos estudantes em todas as suas etapas;
Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases - estudo, concepção, diagnóstico planos de ação e avaliação - documentadas (relatórios, pesquisas, documentação fotográfica, etc.);
Os temas escolhidos deverão ser obrigatoriamente vinculados à cidadania, podendo abordar situações internas à escola ou externas à ela – comunidade local ou sociedade brasileira num sentido mais amplo.
Do Júri e do Julgamento
Os projetos inscritos serão julgados por uma Comissão Técnica formada por representantes do Instituto da Cidadania Brasil e demais realizadores e apoiadores. O júri será nomeado após a data da entrega dos projetos;
O júri é soberano e sobre seu julgamento não caberá nenhum recurso. Durante o processo de julgamento, o júri poderá, se necessário, solicitar à escola inscrita informações complementares sobre o trabalho em análise;
O corpo de jurados poderá, a critério próprio, solicitar apresentação formal dos projetos classificados para deliberação do primeiro lugar.
Veja o restante do Regulamento aqui.
0 comentários