29 de Agosto - Feriado Municipal em Felipe Guerra
Busto na Praça Francisco Chagas da Silva em sua homenagem
Então, o espaço a seguir contará um Pouco da Historia de Francisco Chagas da Silva:
Vida Pública
Vereador por dois mandatos e presidente da câmara
Ingressou na vida publica por intermédio do Sr. José Firmino que militava na política como vereador da cidade de Apodi, da qual Felipe Guerra era distrito e ele o representava. Vereador na primeira eleição ocorrida em Felipe guerra em 24 de Janeiro de 1965. Vereador novamente em 1969, como presidente da câmara, nesse pleito as eleições foram apenas para vereadores. Em 1º de agosto de 1969 o Sr. Francisco assume a presidência da câmara municipal de Felipe Guerra, em virtude da renuncia do então prefeito Dr. Eilson Gurgel. Passam então a assumir o cargo de Prefeito Municipal o presidente da câmara e o vice.
Construiu o GINÁSIO MUNICIPAL “José do Patrocínio Barra”, no centro da cidade, além de outros estabelecimentos de ensino nas localidades de BREJO, BOQUEIRÃO e ARAPUÁ; Calçou a paralelepípedos a cidade baixa; Construiu a histórica LADEIRA que liga as duas cidades: Alta e Baixa; Edificou o posto de serviço da TELERN; Fez doação de mais de 600 LOTES DE TERRA para construção de unidades habitacionais na cidade alta; Construiu a BARRAGEM DO MIRADOR em convenio celebrado com a DIACONIA; E uma das mais importantes obras: ELETRIFICOU A CIDADE ALTA e restaurou a iluminação da cidade baixa entre tantas outras obras em beneficio do povo de Felipe Guerra.
ao lado do então Prefeito Francisco Chagas da Silva, Raimunda Cavalcante Diretora do Colégio, Maria do Carmo esposa de Francisco e a Professora Eudivan de Góis.
A Morte
“O destino tem caprichos que não podemos evitar de satisfazê-los, muito embora a sua satisfação constitua um momento de tristeza para nós”. Palavras emocionadas que o ex-prefeito Raimundo Luciano da Costa Pascoal proferiu em particular, quando indagado sobre a morte de seu ex-companheiro Francisco Chagas da Silva, que vitimado de coma hepático – cirrose hepática – alcoolismo crônico conforme certidão de óbito expedido em 03 de outubro de 1984, veio a falecer na noite do dia 29 de agosto de 1984 aos 55 anos de idade, na cidade de Mossoró, após esgotarem todos os recursos. A cidade de Felipe Guerra chorou a sua morte, como Raquel, num lamento de Ramá, sem admitir consolação, pela perda irreparável do seu filho.
Titico hoje é vulto histórico do município de Felipe Guerra, lembrado por todos na cidade, que com ele conviveu, não apenas pelo homem político que foi, mais também pelo seu caráter e pela pessoa humana que foi, sempre amigo de todos. Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município de Felipe Guerra, dada a sua importância como homem publico, querido por todos os Felipenses, a câmara municipal, decretou feriado municipal, no dia 29 de agosto, data em que comemora o aniversario de falecimento do Sr. Francisco Chagas da Silva.
0 comentários