Diretora do Centro Municipal de Ensino Rural e Equipe da Secretaria de Educação fazem entrega de Material adquirido com os recursos do PDDE

Por - fevereiro 28, 2011

Fotos da Diretora Lídice e Equipe da Secretaria de Educação
.
Está sendo entregue nas escolas da Zona Rural do município de Felipe Guerra o material adquirido com os recursos do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, para adequar as salas de aula à metodologia do Programa Escola Ativa, dentre os materiais estão mesas, estantes e material didático como kits pedagógicos com vários recursos para se trabalhar as disciplinas: ábaco, esqueleto humano (miniaturas), globo terrestre, jogos de xadrez, alfabeto móvel, tangran, etc.
Fotos das mesas e Kits Pedagógicos
. Televisores '21', Aparelhos de DVD, Microsistem e outros Itens também
foram comprados para a maioria das Unidades Escolares.

Brinquedos e Jogos Educativos para as Creches e Pré-Escolas.

.

O que é PDDE?
..
O PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola foi criado pelo Governo Federal através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, com a finalidade de auxiliar as Unidades Escolares, tanto municipais quanto estaduais na aquisição de bens, manutenção de equipamentos e na compra de materiais de consumo (não permanentes). O valor é repassado anualmente às Escolas, geralmente a partir de Julho e deve ser gasto, impreterivelmente, até o dia 31 de dezembro.
.
As próprias escolas administram o gasto, o programa tem como objetivo o uso adequado dos recursos para garantir melhoria na infra-estrutura física e pedagógica das escolas e deve prestar contas ao FNDE até o final de fevereiro do ano seguinte ao gasto.
.
Este programa é baseado no princípio de descentralização dos recursos federais destinados à Educação, que antes eram depositados nas contas das Prefeituras e só depois é que chegavam às escolas. Com a criação do PDDE tudo isso mudou, trazendo direto para as escolas os valores/recursos que lhe são de direito, o que ajuda a reforçar o exercício da cidadania.
.
Antes de utilizar os recursos repassados às escolas, acontecem reuniões entre a direção da escola, professores, pais de alunos, representantes da comunidade onde a escola está inserida e os funcionários, para decidir o que fazer com o recurso. Após analisar as necessidades, deve-se, democraticamente, definir as prioridades para chegar a um senso comum.
.
Existe uma cartilha que orienta as escolas a utilizarem os recursos adequadamente, para que não haja erros na forma de gastos, que interromperia o repasse do ano subsequente.
.
É um programa muito útil e, quem quiser, pode obter maiores informações através do site do FNDE - Aqui
.

Mais Postagens

0 comentários