Por - setembro 25, 2009

Hino Nacional Brasileiro
.
Na última terça-feira 22 de Setembro, foi publicada no Diário Oficial, e passa a vigorar a nova Lei que obriga a execução do Hino Nacional em escolas de ensino fundamental públicas e privadas do País.
.
A sanção do presidente em exercício, José Alencar, oficializou a alteração da Lei 5.700 de 1971, que estabelece regras para o uso dos símbolos nacionais.
.
Instituições de ensino dizem que ainda estudam como se adaptar à nova determinação, que exige que a atividade seja realizada ao menos uma vez por semana. Além da definição de quando e onde reunir os alunos, outra dificuldade comum é relacionada à letra. A letra do Hino Nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927) e a música é de Francisco Manoel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 01 de Setembro de 1971, através da Lei nº 5.700.
.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em Continência à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais.
.
A execução do Hino nas escolas é um ato muito importante, pois irá despertar desde cedo nos alunos o sentimento de amor à Pátria. Esse sentimento cívico parecia estar adormecido nos corações dos Brasileiros e precisamos, acima de tudo, ter orgulho do nosso País, através de atos cívicos como este.
.

Mais Postagens

1 comentários

  1. Gostei muito da criação desta lei,pois hoje por mais que a escola procure desenvolver este
    sentimento de civismo,no dia 07 de setembro ,por exemplo,percebemos principalmente nos adoslescentes uma inquetação ou vergonha ao desfilar e cantar o hino nacional,sem falar na falta de respeito, muitos até dão as costas e conversam no momento que o hino é executado.Isso acontece juntamente porque as pessoas não sabem o significado de civismo,patriotismo...Brasil.

    ResponderExcluir