E VIVA SÃO JOÃO! ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM TRADICIONAL FESTA JUNINA



A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS


Quem pensa que Festa Junina recebe esse nome apenas porque acontece no mês de junho sabe apenas metade da história. A comemoração como hoje conhecemos, se originou nos países católicos da Europa no século IV e era conhecida como festa joanina, em louvor a São João Batista. A celebração de caráter religioso em que estão incluídos também São Pedro e Santo Antônio, é resquício da festa da colheita pagã. A fogueira, erguida para reverenciar a fertilidade da terra, ganhou o poder de espantar as pragas agrícolas na simbologia católica. Os balões, que colorem os céus em noite de arraial, também têm cunho religioso. “Eles eram soltos para enviar pedidos aos santos”, explica o historiador Flávio Trovão.   
                                                           Revista Nova Escola

Roupas de Xadrez, bigodes desenhados com lápis, trancinhas nos cabelos, bandeiras coloridas mesclaram ritmos nos festejos juninos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Felipe Guerra. Seguindo a tradição, também fizeram parte dessa festa, o balaio para sorteio, as barracas com quitutes de milho e lancheiras para as crianças. As festividades contou com a participação efetiva dos pais, dos professores, das equipes das escolas e da sociedade em geral. 

A Secretaria Municipal de Educação agradece o apoio do Governo Municipal e enaltece todas as equipes das escolas por se unirem com o objetivo de manter viva a tradição junina.
























Mais Postagens

0 comentários