PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DO PATROCÍNIO BARRA PROPORCIONARAM AULA DE CAMPO AOS ALUNOS


Os alunos do 7º A e B, da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Barra, acompanhados dos professores Gleicigene Bezerra e Cleyton Fernandes, participaram na manhã de ontem (17), de uma aula de campo na comunidade rural de Pindoba, oportunidade na qual conheceram um pouco da história das paneleiras de barro, um ofício reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro. 
A fabricação artesanal das panelas de barro é uma atividade que requer habilidades manuais que foram ensinadas de geração em geração. Questionada pelos alunos como havia aprendido a fazer utensílios domésticos usando argila, a artesã Maria Rita respondeu: “aprendi com minha mãe, depois ensinei minhas filhas e sinto muito orgulho de ser louceira” 
A técnica utilizada é de origem indígena, caracterizada por modelagem manual e queima a céu aberto. Esse saber foi apropriado dos índios, por colonos e descendentes de escravos que vieram ocupar o território brasileiro.
Durante a aula, Maria Rita expôs algumas peças e citou diversas outras feitas sob encomendas para a cozinha e decoração do lar. Atualmente, churrascarias e restaurantes estão aderindo a estes utensílios para servir seus pratos.
Agradecemos a direção da escola, a Secretária de Educação Maria das Neves, ao motorista Nilson, e a mãe e funcionária da escola Aparecida. 
Foi uma bela manhã de saberes. E o melhor, fora da rotina da escola.
Texto: Gleicigene Bezerra






A imagem pode conter: 2 pessoas, criança, atividades ao ar livre e natureza



Mais Postagens

0 comentários