ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ DO PATROCÍNIO BARRA PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN

Alunos do 7º ano A B e C da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Barra, da cidade de Felipe Guerra/RN, fizeram uma viagem no dia 10, para uma proveitosa aula de campo, oportunidade em que conheceram o antigo casarão do “Sabe Muito”, município de Caraúbas/RN.
O casarão fica localizado a 13 quilômetros da área urbana de Caraúbas e consta que foi construído em 1868. A sua estrutura possui 27 portas, 16 cômodos, 11 janelas e nas medidas da época possuía “11 palmos de frente, 133 de fundo e 52 de altura”. É considerada a maior casa da região e já possuiu em seu interior uma casa de farinha e ainda tem em suas terras uma fonte de água potável, (olho d’água).
Esta casa pertenceu ao casal Antônio Fernandes Pimenta (Capitão) e Francisca Romana do Sacramento, casal que fez a união das famílias Fernandes e Carneiro em Caraúbas e adjacências. Contam também que a construção do casarão do Sabe Muito foi uma disputa entre dois irmãos que tinham muitos escravos e decidiram ver quem faria a maior casa. Um construiu a sua moradia no sítio São Vicente e o outro nas terras do Sabe Muito,  próximo ao olho d’água que fora descoberto pelos indígenas que outrora habitaram a região.
Existe a informação que a estrutura é tombada pela Fundação José Augusto. Recentemente, esse monumento histórico e de arquitetura colonial foi adquirido pelo empresário Junior Praxedes, que decidiu restaurá-lo com recursos próprios essa importante representação dos sertões da região Oeste do Rio Grande do Norte.
Os alunos foram acompanhados dos professores: Gleicigene Bezerra e Darcilio Carlos que externam seus agradecimentos ao Governo Municipal, Secretaria Municipal de Educação, ao motorista Nilson do Arapuá, aos pais dos alunos e a colaboração das estagiárias Delmira Oliveira e Andreza Avelino.







Mais Postagens

0 comentários