SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENCERRA OS FESTEJOS JUNINOS NAS ESCOLAS

Mais um ano de Arraiá, com muita festa, dança de quadrilhas, comidas típicas, fogueiras, fogos e alegrias. Foi assim o Arraia da Secretaria Municipal de Educação, que esteve presente em todas as Escolas durantes os Festejos Juninos, para homenagear aos santos do mês: Santo Antonio, São João e São Pedro. Por isso são chamadas Festas Juninas.

Nas festas juninas, a tradição é pular fogueira, dançar quadrilha, comer pamonha e canjica, assar milho na fogueira e manter viva a nossa tradição Cultural.

As festas juninas são resultados de contribuições culturais de vários povos, que aqui se estabeleceram como o passar do tempo. Desta forma, servem para conhecermos melhor as tradições que ajudaram a construir a identidade do nosso povo, ou seja, é através dessas manifestações folclóricas, que se mantem viva as tradições e costumes de um povo, preservando-as para as futuras gerações.

Não precisamos importar ou plagiar tradições, temos as nossas, que retratam a história e raízes dos nossos antecessores. O Brasil é um país muito rico em acervo cultural, por isso é muito importante conhecê-lo, para que se possa compor a identidade do seu povo.

Como o Brasil teve sua origem no campo, pode-se dizer que as festividades no mês de junho retratam o que há de mais significativo na cultura nordestina: a simplicidade do homem do campo e a importância da agricultura. As comemorações do mês de junho representam também as raízes religiosas, mediando assim a fé e as crenças do povo brasileiro.

Diante de todo esse contexto, torna-se muito significativo trabalhar essa temática nas escolas, pois é primordial passar todos esses costumes para as nossas crianças, bem como proporcionar momentos de pura diversão, interação e entretenimento.

Fica aqui a homenagem da Secretaria Municipal de Educação a um dos meses mais importantes do ano para a Nação Nordestina.

Fica registrado também os parabéns a todas as escolas que realizaram as Festividades Alusivas aos Santos do Mês. Favorecendo a cultura e plantando a sementinha cultural nas crianças da cidade de Felipe Guerra.

Agradecemos imensamente o apoio do Governo Municipal de Felipe Guerra, que não mediu esforços para ajudar na realização de cada festa nas escolas.

Painel Junino da Secretaria Municipal de Educação 
(Símbolos das Festas Juninas e Convites das Escolas)


Convite da Escola Municipal Maria Bernadete Pinto 

 Convite da Escola de Educação Infantil Mundo do Saber- Visão Mundial

Convite da Escola Estadual Antonio Francisco 

Convite da Escola Municipal Júlio Cavalcante

Convite do Colégio Luz Pequeno Príncipe

Mais Postagens

0 comentários