PROVINHA BRASIL

Por - dezembro 12, 2012



A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escolas públicas brasileiras. Aplicada em duas etapas, uma no início e outra ao final do ano letivo, essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito às habilidades de leitura, ao longo do ano letivo. Com base nas informações obtidas por meio da avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos. A Provinha Brasil, portanto, relaciona-se diretamente ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) que propõe em sua meta 5 "Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade".
.
A Provinha Brasil avalia o processo de alfabetização de crianças matriculadas no 2° ano do Ensino Fundamental.
.
O objetivo da Provinha Brasil é fornecer um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos aos professores e gestores das redes públicas de ensino, permitindo intervenções mais precisas ao longo deste processo.
.
A Provinha Brasil avalia as habilidades relacionadas ao processo de alfabetização. Como nem todas as habilidades a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização são passíveis de verificação em uma prova objetiva foram selecionadas aquelas habilidades consideradas essenciais que podem ser avaliadas por meio deste instrumento.

Mais Postagens

0 comentários