CAPACITAÇÂO EM DENGUE
O encontro, segundo informou Iranilde de Oliveira Campos, gerente da II URSAP, foi muito importante, " porque os números de casos notificados e confirmados de dengue tem aumentado a cada dia, mobilizando mais e mais as equipes de saúde", confirmou.
Pra se ter uma idéia, o número de casos notificados hoje em Mossoró é de 732, sendo que 448 estão confirmados. " Esses números aumentam ainda mais a nossa preocupação, e por isso estamos pedindo a colaboração da população, para que possa nos ajudar no combate ao mosquito transmissor, porque eles se reproduzem de uma forma muito rápida, e não podemos relaxar em um instante sequer!", destacou Iranilde Campos. A oficina de capacitação em dengue, contou com a presença de representantes de Mossoró e de todos os outros municípios jurisdicionados a II URSAP.
Com novos dados em mãos, os agentes e vigilantes sanitários, puderam discutir a ampliação desse combate, inclusive com a distribuição de uma material como folders e CD´s, mostrando como ajudar a combater a doença, através da eliminação do mosquito transmissor.
Segundo explicou ainda Iranilde Campos, quebrar o ciclo da dengue é a meta, e "pode ser feito com a ajuda de todos , agentes de endemias, coordenações de vigilância sanitária e ainda da população, sendo que esta última, deve colaborar de uma forma bastante intensa, com os cuidados caseiros, visto que cada um conhece bem cada cantinho de sua própria casa", justificou.
É importante alertar a população, que os ovos do mosquito da dengue precisam de água limpa e parada para nascerem. Por isso, é muito importante não deixar a água acumular. Logo que os mosquitos ficam adultos, já começam a picar, e ao picarem uma pessoa elas começam a carregar o vírus da dengue, já que o mosquito infectado transmite a dengue de forma rápida ao picar uma pessoa saudável.
Os sintomas da dengue são febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. Por isso, ao apresentar esses sintomas, é bastante importante ir até uma unidade de saúde, antes de tomar qualquer tipo de medicamento, para confirmar ou não se está com dengue.
Se for confirmado que está com dengue, o paciente deverá ficar em repouso e beber bastante líquido, inclusive o soro caseiro, que pode ser feito com 1 litro de água fervida ou filtrada, uma colher de chá de sal e uma colher de açúcar. Também é necessário alertar a família e todos os vizinhos, para que juntos possam combater a transmissão da doença.
Para evitar que a dengue se espalhe, todos devem colaborar, fazendo sua parte, e principalmente, não deixando água acumular.
Estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal de Saúde de Felipe Guerra Antonio Marcos, o Enfermeiro Toninho, o Coordenador de Endemias Atailton Leite e a Coordenadora Pedagógica Luzia Medeiros.
Com o aumento significativo dos casos de dengue faz-se necessário, além das campanhas de conscientização, informar e educar a população escolar sobre o perigo eminente e transformar os estudantes em multiplicadores de boas ações contra a dengue, afirma Luzia Medeiros Coordenadora Pedagógica da SME.
0 comentários