Provinha Brasil

Por - dezembro 10, 2010

Desde terça-feira (07/12) até hoje (10/12) a Equipe da Secretaria de Educação visitou as Escolas do Centro Municipal de Enisno Rural para aplicação da Provinha Brasil. A provinha foi aplicada às crianças que estão matriculadas no segundo ano de escolarização de cada unidade de ensino. Essa delimitação foi adotada considerando cumprir as ações do Plano de Metas - Compromisso Todos Pela Educação, que expressa a necessidade de "alfabetizar as crianças, no máximo, oito anos de idade, aferindo os resultados por meio de exame periódico específico".
.
O que é a Provinha Brasil?
.
A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas e das redes de ensino um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo, desse modo, intervenções visando à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
.
Essa avaliação diferencia-se das demais realizadas pelo Inep, pois fornece respostas diretamente aos professores e aso gestores da escola, reforçando, assim uma de suas características - constituir-se em instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias. Além disso, não está prevista a utlização de seus resultados para a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
.
Ao avaliar os resultados, a Secretaria Municipal de Educação constatou o avanço no desempenho dos alunos avaliados, visto que em média o número de acertos foi de 15 a 24 questões. Evidenciando ótimos resultados em algumas escolas, mas a necessidade de um reforço na alfabetização em outras.
.

.

Mais Postagens

0 comentários