Formação pela Escola em Felipe Guerra

O município de Felipe Guerra, dentre vários outros do nosso Estado, agora faz parte do Programa Formação pela Escola. Nos dias 21, 22 e 23 de Julho de 2010 aconteceu em Mossoró uma Capacitação para Novos Tutores do Programa, a nossa representante foi Lidiane Silveira, funcionária da Secretaria de Educação, que será a responsável pelo desenvolvimento do programa na nossa cidade, estando à frente da formação das turmas, monitoramento das aulas presenciais, acompanhamento e auxílio aos Cursistas no que for necessário.
.
O que é o Formação pela Escola?
.
É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
Os cursos de formação vêm sendo realizados para capacitar os participantes a respeito dos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); do Livro (PLi); Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Logo estará disponível curso sobre Prestação de Contas.
.
Quem pode participar do Formação pela Escola?
.
Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários alocados nos programas e ações financiados pelo FNDE, tais como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos e gestores públicos que atuam no segmento da educação básica, alunos, pais de alunos, pessoas que tenham interesse em conhecer os programas do FNDE.
.
Como é o Formação pela Escola?
.
O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um módulo de Competências Básicas, com a temática o FNDE e o apoio às políticas públicas para educação básica, obrigatório a todos os participantes; e quatro módulos temáticos (PDDE, PNATE, PLi, PNAE e FUNDEB), que poderão ser escolhidos conforme o interesse do participante. No inicio e no final de cada módulo, haverá encontros presenciais, para socialização e troca de experiências.
A avaliação dos participantes será feita de duas formas: a auto-avaliação e a avaliação do desempenho e do trabalho final de módulo, conferida pelo Tutor do Formação. Ao término da capacitação, será entregue ao cursista um certificado para cada módulo em que obtiver aprovação.
.
Como é o material didático utilizado?
.
O curso conta com o material didático nas versões impressa e on-line, cujos textos dos módulos são de linguagem simples e acessível, para proporcionar leitura agradável e de fácil compreensão. Cada módulo é composto por um caderno de estudos e um caderno de atividades.
.
Que apoio tem o participante durante o curso?
.
No Formação pela Escola, o aluno é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem, cuja principal figura é o Tutor do Formação. Este tutor é o orientador técnico e pedagógico responsável, inclusive, pela condução dos encontros presenciais, voltados para discussão e a socialização das experiências adquiridas ao longo do curso. Também existe a equipe gestora estadual ou distrital do Formação pela escola, que monitora e avalia as atividades de tutoria.
.
Obs.: Os interessados em fazer a pré-matrícula podem procurar a Secretaria de Educação ou a Tutora Municipal.

Lidiane Silveira
Tutora Municipal
.

Mais Postagens

2 comentários

  1. Lidiane,ao final do curso quantas horas aulas será o diploma?

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando,

    O curso é dividido em módulos, sendo o módulo competencias básicas obrigatório, os demais você escolhe qual deseja cursar.
    O cursista pode escolher até três módulos, cada um de 40h (4h presenciais e 32h a distancia - online). Como foi postado, você pode fazer: Competencias Básicas + PDDE, FUNDEB, PNAE, PNATE ou PLi.
    Como você pode escolher três dará uma carga de 120h.
    P.S. Mas para isso você terá que participar ativamente, e ir até o final de cada módulo. Todo o seu desempenho será avaliado.
    Qualquer dúvida, pode me procurar na Secretaria de Educação.

    ResponderExcluir