Por - setembro 14, 2009

Escolas da Rede Municipal e Estadual
comemoram o 07 de Setembro em
Felipe Guerra
.
A Secretaria Municipal de Educação, o Centro Municipal de Ensino Rural, as Escolas Municipais Júlio Cavalcante, Maria Bernadete Pinto, Prof. José do Patrocínio Barra, a Escola Estadual Antonio Francisco, e os Parceiros da Educação: ADCAF e PETI apresentaram à população de Felipe Guerra o Desfile Cívico Estudantil em Homenagem aos 187 anos de Independência do Brasil.
O desfile este ano apresentou à população felipense mostras de Projetos desenvolvidos e em andamento nas Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, e trouxe como tema: 07 de Setembro, Valorizando o fazer Educativo”.
.
PELOTÃO: Educadores e Educadoras da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Eles que tem a nobre tarefa de Intermediar a informação ao aluno, construindo o conhecimento, atitudes, comportamentos e habilidades. Valorizar o Educador é uma tarefa da sociedade na conquista de um mundo melhor onde Educação e Cidadania são palavras de ordem.

PELOTÃO: Escola Municipal Maria Bernadete Pinto

A Escola apresentou o Projeto Folclore – que significa a sabedoria popular de cada povo. Através do projeto a Escola incentiva a preservação da sabedoria e cultura popular e para isso desenvolve atividades que ensinam às crianças histórias, lendas, danças e artes do nosso povo, para que permaneçam vivas na memória de novas gerações.


PELOTÃO: Escola Municipal Júlio Cavalcante.

A Escola Municipal Júlio Cavalcante vem apresentando o Projeto PRALER – prazer em Ler, que é um projeto de Incentivo à leitura a partir da leitura prazerosa dos contos infantis. Em seguida, apresenta o Projeto Fazendo Arte, que em parceria com o Projeto Abelhar vem trabalhando a Iniciação Musical com Flauta Doce. O projeto Fazendo Arte vem apresentando também a formação de grupos de dança e teatro infantil. Continua apresentando um trabalho desenvolvido sobre o Meio Ambiente onde faz um alerta para o desperdício de água, a poluição e o desmatamento. A Escola Júlio Cavalcante encerra sua apresentação com um pedido de PAZ através de trechos reflexivos da música “Depende de Nós”.


PELOTÃO: Centro Municipal de Ensino Rural Francisco Chagas da Silva.

O Centro apresenta o Programa Escola Ativa que tem como princípios a valorização do aluno como ser livre, ativo e social e o Professor como facilitador no processo de aprendizagem do Educando. As comunidades Rurais são grandes parceiras na transmissão de saberes culturais, sociais e nas atividades empreendidas pela Escola. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de ensino nas turmas Multisseriadas (1ºao 5º ano) das Escolas Rurais, valorizando as riquezas que o campo pode oferecer à nossa vida.


PELOTÃO: Escola Estadual Antonio Francisco

A Escola apresenta os projetos desenvolvidos em 2009. Mediadores de Leitura: é um Projeto para as séries iniciais que busca resgatar o gosto dos alunos pela leitura; em seguida vem o Arraiá Antonio Francisco, o Xote das Meninas – um grupo de dança que envolve cultura e lazer, O Projeto Despertar – dá oportunidade ao aluno de crescer, se desenvolver enquanto cidadão e se tornar um profissional empreendedor, o Projeto Material de Limpeza no qual os alunos produzem o material utilizado da Escola, Esporte na Escola que incentiva a prática de Esportes nos alunos, Meio Ambiente – Água: este projeto mostra os benefícios da água e a importância de preservá-la sempre limpa para uma vida saudável. A Escola finaliza o Pelotão com os alunos fardados, os Concluintes e Pré-vestibulandos que buscam através do estudo a formação de um mundo melhor.



6º PELOTÃO: Escola Municipal Prof. José do Patrocínio Barra

A Escola apresenta no decorrer do desfile os projetos desenvolvidos no ano de 2009. Projeto Raciocínio Lógico - uma ação do PDE com o objetivo de incentivar o aluno a adquirir o gosto pelo estudo da Matemática; a Coreografia com as cores da Bandeira do Brasil, enfocando que a dança faz parte da cultura humana como forma de lazer e arte; logo após temos os Alunos Fardados representando todo o corpo discente, a exposição de Eventos comemorativos trabalhados na Escola; A Mostra Cultural (Feira de Ciências) - é um projeto desenvolvido anualmente no Mês de Novembro; a representação do Poder Executivo e Legislativo – que foi trabalhado dentro da Mostra Cultural; Logo após vem o Projeto Reciclagem – que apresenta cores e símbolos mostrando a importância do reciclar para a preservação do meio Ambiente; em seguida temos os Concluintes, a equipe do Esporte mostrando que o esporte contribui no processo educacional e na formação física e psicológica dos alunos; encerrando temos o Grupo de Capoeira representando a Arte Africana, que trabalha a ginga e a música, possibilitando uma melhor compreensão da Cultura afro-brasileira, além de contribuir na formação artística e educativa dos alunos.



PELOTÃO: Parceiros da Educação

Pelotão PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil tem como objetivo, contribuir com a erradicação de todas as formas do trabalho infantil, atendendo crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco. O programa resgata a cidadania e promoção de direitos, colaborando efetivamente na formação dos nossos estudantes.

Pelotão Futebol

O esporte é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes dos últimos tempos, envolve a prática voluntária de atividade física e competitiva como finalidade recreativa, profissional ou lazer, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e psicológico de seus praticantes. O nosso município apresenta a ADCAF - Associação Desportiva Cultural Atlética Felipense, que trabalha a prática do esporte em crianças e jovens da nossa cidade.


Mais Postagens

1 comentários

  1. Parabéns a todos pelo evento.Na realidade a história esconde fatos importantes da independência e muitos até questionam,somos mesmo independentes?para essa "história" não tenho resposta,mais acho que as pessoas estam se tornando independentes,no práprio instante que agem, fazem as coisas boas acontecerem,são ativos e protagonistas da história.Portanto,comemorar o 7 de setembro como foi realizado é muito gratificante e bonito de se ver.

    ResponderExcluir