29 de Agosto - Feriado Municipal em Felipe Guerra

No dia 29 de agosto, comemora-se em Felipe Guerra o feriado municipal em homenagem ao ex-prefeito Francisco Chagas da Silva, popularmente conhecido como "Titico de Adelino". O mesmo teve uma vasta história política no nosso município, que vem se desenvolvendo ao longo dos tempos pelos seus familiares.


Grande parte da população não se dá conta da importância desse feriado e do grandioso trabalho que Titico de Adelino realizou no nosso município.


O busto do ex-prefeito está exposto na praça dos Colégios e da Prefeitura Municipal, que vez por outra, as crianças, e até mesmo os adultos, observam, brincam com ele, sobem nele e a maioria daqueles que por ali passam não imaginam a importância daquele homem para o nosso município.


Busto na Praça Francisco Chagas da Silva em sua homenagem

Então, o espaço a seguir contará um Pouco da Historia de Francisco Chagas da Silva:


Vida Pública

Vereador por dois mandatos e presidente da câmara

Ingressou na vida publica por intermédio do Sr. José Firmino que militava na política como vereador da cidade de Apodi, da qual Felipe Guerra era distrito e ele o representava. Vereador na primeira eleição ocorrida em Felipe guerra em 24 de Janeiro de 1965. Vereador novamente em 1969, como presidente da câmara, nesse pleito as eleições foram apenas para vereadores. Em 1º de agosto de 1969 o Sr. Francisco assume a presidência da câmara municipal de Felipe Guerra, em virtude da renuncia do então prefeito Dr. Eilson Gurgel. Passam então a assumir o cargo de Prefeito Municipal o presidente da câmara e o vice.




Francisco Chagas da Silva


Prefeito por dois Mandatos



No dia 30 de novembro de 1969 ele disputa o pleito para prefeito como candidato único pela ARENA obtendo 699 dos 784 votantes, empossado no dia 31 de janeiro de 1970 para um mandato de 3 anos (chamado de mandato tampão). Pelo seu exemplo de homem publico, pela honestidade e respeito por todos, chegou ao privilégio de neste pleito não ter nenhum candidato adversário. Fez um governo transparente e de aceitação pela maioria dos Felipenses, tanto que conseguiu fazer o sucessor da eleição de 1972 o Sr. Raimundo Pascoal, voltando a ser eleito em 1976 apoiado por Raimundo Pascoal seu correligionário que deixa o cargo de prefeito para ser vice, governaram Felipe Guerra durante 6 anos.


Titico de Adelino ao lado de Dr. Eilson Gurgel e várias outras autoridades


Algumas Obras

Construiu o GINÁSIO MUNICIPAL “José do Patrocínio Barra”, no centro da cidade, além de outros estabelecimentos de ensino nas localidades de BREJO, BOQUEIRÃO e ARAPUÁ; Calçou a paralelepípedos a cidade baixa; Construiu a histórica LADEIRA que liga as duas cidades: Alta e Baixa; Edificou o posto de serviço da TELERN; Fez doação de mais de 600 LOTES DE TERRA para construção de unidades habitacionais na cidade alta; Construiu a BARRAGEM DO MIRADOR em convenio celebrado com a DIACONIA; E uma das mais importantes obras: ELETRIFICOU A CIDADE ALTA e restaurou a iluminação da cidade baixa entre tantas outras obras em beneficio do povo de Felipe Guerra.



Na foto José Fernandes funcionário público, Raimundo Pascoal ex prefeito,
ao lado do então Prefeito Francisco Chagas da Silva, Raimunda Cavalcante Diretora do Colégio, Maria do Carmo esposa de Francisco e a Professora Eudivan de Góis.

A Morte


“O destino tem caprichos que não podemos evitar de satisfazê-los, muito embora a sua satisfação constitua um momento de tristeza para nós”. Palavras emocionadas que o ex-prefeito Raimundo Luciano da Costa Pascoal proferiu em particular, quando indagado sobre a morte de seu ex-companheiro Francisco Chagas da Silva, que vitimado de coma hepático – cirrose hepática – alcoolismo crônico conforme certidão de óbito expedido em 03 de outubro de 1984, veio a falecer na noite do dia 29 de agosto de 1984 aos 55 anos de idade, na cidade de Mossoró, após esgotarem todos os recursos. A cidade de Felipe Guerra chorou a sua morte, como Raquel, num lamento de Ramá, sem admitir consolação, pela perda irreparável do seu filho.



Vulto Histórico, Câmara decreta feriado Municipal

Titico hoje é vulto histórico do município de Felipe Guerra, lembrado por todos na cidade, que com ele conviveu, não apenas pelo homem político que foi, mais também pelo seu caráter e pela pessoa humana que foi, sempre amigo de todos. Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do município de Felipe Guerra, dada a sua importância como homem publico, querido por todos os Felipenses, a câmara municipal, decretou feriado municipal, no dia 29 de agosto, data em que comemora o aniversario de falecimento do Sr. Francisco Chagas da Silva.



Mais Postagens

0 comentários