22 de Agosto - Dia do Folclore Brasileiro

Hoje, 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro. A data foi criada em 1965, através de um Decreto Federal.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, danças, religiosidade e vestimentas de uma nação.

No entanto, o folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, pode-se compreender o seu povo. Mas, para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos, que é preciso que seja praticado por um grande número de pessoas.

No nosso município o Folclore é bem praticado por todas as gerações. A seguir, algumas imagens que esboçarão um pouco o nosso folclore:

Domínios Culturais

Expressões
Principais: quermesses, ritos de semana santa, gincanas, teatro, quadrilhas, leilões, autos, novenários, procissões, danças e banda de música.

Artesanato
Principais atividades: fuxico, crochê, reciclagem, argila, palha de carnaúba e bordado.
Outras atividades: colcha de retalhos, tapeçaria, pintura, couro, biscuit, papel e cerâmica.


Ofícios
Principais atividades: esteireiro, puxador, artista de teatro, oleiro, sanfoneiro, violeiro, ferreiro, doceira, raizeiro, carpinteiro, marchante, vaqueiro, cozinheiro, pescador, caçador, queijeiro, curador e rezadeira.


Comida Típica
Principais especialidades: buchada, panelada e galinha caipira, carne de bode, tapioca, bolo de milho, pamonha, canjica e baião de dois.
Principais especialidades: pirão de galinha caipira com banana verde.
Doces caseiros
Principais especialidades: doces de côco, leite, caju e mamão, doces de banana, mamão com côco.

Lambedores
Principais especialidades: garrafada e mangará de banana, romã, casca de cumaru, sete ervas, babosa com aroeira, babosa com ameixa, cajueiro, babosa com mel, abacaxi e mastruz com leite.

Fonte Imagens: Blog FGNews

Mais Postagens

0 comentários