Cuidado com a Conjuntivite!

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras. Os Principais sintomas são: olhos vermelhos, secreção, lacrimejamento, pálpebras inchadas, e sensação de corpo estranho nos olhos.

Embora as conjuntivites possam ser de causa alérgica, viral, bacteriana ou por irritação química, somente as infecciosas (virais e bacterianas) é que são contagiosas. As virais são as que mais freqüentemente são causas de epidemias.

É importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio. Por tratar-se de uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas, é preciso ter cautela, pois a falta de cuidado pode fazer com que um aperto de mão possa se transformar em uma conjuntivite.

A conjuntivite viral geralmente é auto-limitada, o que significa que acaba melhorando com o passar dos dias (3 a 5, em média). Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.

Portanto pedimos aos pais que jamais mandem o filho doente para a escola. Isso, porque com certeza o aluno doente não vai conseguir ter qualquer aproveitamento e sua situação só tende a se agravar por causa do esforço que fará para acompanhar as aulas, além disso, estaremos evitando que a doença se espalhe para as outras crianças.



Mais Postagens

0 comentários