Programa Saúde na Escola - PSE

Por - setembro 01, 2010

O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde, que tem o objetivo de oferecer atenção integral na prevenção e promoção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público e construir uma cultura de paz nas escolas. Mais de 8,460 milhões de estudantes de 695 cidades brasileiras já foram beneficiados pelas ações do programa. A meta é alcançar 23,5 milhões de crianças e jovens até 2011.
.
As ações do PSE dividem-se em quatro áreas:
.
A primeira consiste na avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), avaliação psicológica do estudante, além do adequado tratamento médico em casos mais graves.
.
A segunda trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz, informação de qualidade e incentivo à adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Há, também, educação para a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque na prevenção da AIDS, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis.
.
A terceira ação do programa é voltada à Educação permanente e capacitação de profissionais da área: cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para disseminar as informações entre outros jovens e crianças.
.
A última prevê o monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes: atenção às estatísticas do estado de saúde dos jovens beneficiados com encarte Saúde no Censo Escolar, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar dos Escolares.
.
O tempo de execução de cada ação será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.
.
Ações do PSE no nosso Município:
.
Visita à Unidade X de São Lourenço (Dr.Renato e a Equipe do PSE):
.
Saiba mais sobre o PSE.
.

Mais Postagens

2 comentários

  1. Parabéns pessoal.Que bom que alguma coisa esta sendo feita por estas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal da Educação,cadê O DESFILE da independência?Mas na verdade como falar em independência em uma situação desta em que se encontra o municipio, não é mesmo?
    Mais pensando bem, o desfile é muito bonito apesar de toda situação em que nos encontramos.É legal ver que nossas crianças possam ser no futuro menos alienadas do que nós.Não deixe esta tradição morrer.Luzia e Lidice contamos com vcs e com as outras funcionárias da secretaria certo?

    ResponderExcluir