Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Por - novembro 05, 2009

No mês de Novembro, em Felipe Guerra, comemoramos a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já é uma tradição para os fiéis católicos da nossa cidade acompanhar os festejos de 14 a 24/11 todos os anos. Nossa Senhora tem muitos fiéis, mas a maioria não sabe a sua história, nem por que ela é a Padroeira da nossa cidade.
.
Abaixo temos a história:
.
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".
.
.
O significado do quadro
.
No quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tudo tem seu significado: as cores, as legendas, as atitudes e até os detalhes. Tem caracteres gregos com a abreviatura dos nomes das quatro figuras presentes, a Mãe de Deus, seu divino Filho e os arcanjos Gabriel e Miguel, que mostram os instrumentos da Paixão de Cristo: a cana com esponja, a lança, os cravos e a cruz. O menino, assustado pela visão, lança-se nos braços da Mãe. A angústia de Jesus não é demonstrada pela expressão e sim por suas atitudes. Ele agarra-se à mão que a Mãe lhe estende para confortá-lo e, no movimento, deixa escorregar a sandália do pé direito.
.
Os olhos de Maria, cheios de compaixão, voltam-se para quem a contempla, apelando para os homens evitarem o pecado, causa da morte de Jesus. A cor de ouro do fundo da pintura evoca valores permanentes, dando à moldura um caráter de eternidade.
.
História do Nome
.
Quanto ao titulo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi a própria Virgem que o usou, falando à menina a quem apareceu; ou porque fosse esse o título da imagem invocada em Creta, ou porque desejasse ser venerada com este nome daí por diante.
.
A interessante história da imagem da Senhora do Perpétuo Socorro está magnificamente apresentada no interior da igreja paroquial do bairro do Grajau, no Rio de Janeiro, em pintura do artista Antônio Maria Nardi. Este templo, construído em estilo romano-bizantino para combinar com o famoso quadro, é muito visitado pelos jovens estudantes de arquitetura interessados em apreciá-lo de perto. 0 altar-mor foi executado em um único bloco de mármore de Carrara, sem emendas, e sobre ele pode-se admirar um enorme painel de 100 metros quadrados, representando a Virgem do Perpétuo Socorro.
.
Por que é a Padroeira de Felipe Guerra?
.
A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho. Mas, em Felipe Guerra, é celebrada no dia 24 de Novembro, já que cada município tem a autonomia para definir a data que deseja festejar a sua Padroeira. A capela de Felipe Guerra foi construída em 24/11/1918, pelo Coronel Tibúrcio Valeriano Gurgel do Amaral, em cumprimento de um Voto (promessa). O voto foi feito à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para que seu rebanho bovino escapasse de uma grande seca. Por isso a Festa da Padroeira é comemorada em 24 de Novembro.

Oração
.
Deus, nosso Pai, nós vos agradecemos porque nos destes Maria como nossa Mãe e refúgio nas aflições. Socorrei-nos, dia e noite, ó Mãe do Perpétuo Socorro. Ajudai os doentes, e os aflitos vinde consolar! Vosso olhar a nós volvei e vossos filhos protegei. Ó Maria dai saúde ao corpo enfermo, dai coragem na aflição; sede a nossa estrela-guia na escuridão. Socorrei-nos, amparai-nos e dai-nos hoje a graça que vos pedimos. Amém!
.
Fonte
http://www.comamor.com.br/socorro.htm
http://www.perpetuosocorro.net/
http://www.nossasenhoradocarmo.com.br/Site/ns_titulos/ns_doperpetuosocorro.asp
.
Alguns trechos foram Transcritos da obra "Invocações da Virgem Maria no Brasil", de Nilza Botelho Megale, Editora Vozes, 4a. edição, pp. 380-382.

Mais Postagens

1 comentários

  1. Linda postagem.Que nossa Senhora nos ajude e livre de todo mal.Amém

    ResponderExcluir