Filmes Nacionais nas Escolas

Por - novembro 18, 2009

A senadora Rosalba Ciarlini apresentou parecer pela aprovação do Projeto de Lei que obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica. O PLS nº 185 de 2008, de autoria do senador Cristovam Buarque, modifica o art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, chamada de Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira (LDB). Rosalba foi relatora do projeto na Comissão de Educação, que é terminativo e agora aguarda votação.
.
O senador Cristovam justifica o projeto alegando que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional e o cinema é a arte que mais apresenta facilidade para ser levada aos alunos nas escolas. Além disso, a aprovação do PLS seria uma forma de fortalecer a indústria cinematográfica nacional, educando crianças e adolescentes para começarem a gostar do que é produzindo no nosso país desde cedo.
.
De acordo com o PLS, essa exibição será um componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola e terá carga mínima de duas horas mensais. Rosalba acrescenta que nada impede que a exibição de filmes seja dosada pelas escolas com a realização de outros eventos, como semanas de arte, sem prejuízo da utilização sistemática do cinema em sala de aula.
.
Fonte: Tribuna do Norte

Mais Postagens

2 comentários

  1. Uma bom idéia, mas de boas ideias as escolas estão recheadas, falta colocar em prática.Sou aluno e sei que minha escola tem aparelho de DVD,inumeros programas gravados e raramente um professor trabalha com estas mídias.Vejo que se observar direito recursos até que as escolas tem, só não são utilizados.Quadro e giz dá menos trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa idéia sim... através de filmes e documentários os alunos poderão internalizar mais o conteúdo repassado.
    A meta é que através de uma Lei Federal os professores possam e se sintam no dever de obedecer. O que favorecerá a aprendizagem dos educandos.

    ResponderExcluir