Dia Nacional da Consciência Negra

Por - novembro 20, 2009

Hoje comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, foi escolhida a data de 20 de novembro, em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares Zumbi, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu o maior personagem da história negra brasileira. Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.
.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois ele representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. O líder morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, pois trabalhavam muito, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida. Várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos, como a criação da Lei do Ventre Livre, 1871, a Lei dos Sexagenários, 1885, e finalmente a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel. Mas, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
.
Este dia serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
.
O dia da consciência negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.
.

Com informações:
Equipe Escola Brasil

Mais Postagens

0 comentários